Num mundo marcado por desigualdades crescentes, transformações tecnológicas disruptivas, polarizações ideológicas e desafios ambientais urgentes. A educação mantém-se como um dos principais instrumentos coletivos de construção de sentido, de justiça e de coesão social.
É neste contexto que nasce o Horizontes da Educação – Chamada para o Futuro, uma iniciativa promovida pela Fundação Santander, que convida a sociedade portuguesa a reimaginar coletivamente os futuros possíveis da educação.
O futuro da educação desenha-se com todos!
Se acredita que a educação é a chave para transformar o futuro, não perca a oportunidade de participar.
Seguindo uma metodologia inovadora que combina Speculative Design, Strategic Foresight e Storytelling, este é um caminho coletivo, com inovação, método, ambição e compromisso. Apoiados nas melhores ferramentas disponíveis vamos imaginar e mobilizar transformações reais no sistema complexo da educação.
Começamos com um diagnóstico expandido, reunindo perspetivas de especialistas, professores, estudantes, decisores e sociedade civil, para captar sinais de transformação e tensões do agora. A partir daí, avançamos para a criação colaborativa de cenários de futuro, que cruzam tendências globais, aspirações sociais e dilemas estratégicos. Este processo permite consolidar uma visão partilhada, capaz de inspirar políticas públicas, estratégias institucionais e pactos intergeracionais. Por fim, chegamos à aceleração de futuros, identificando caminhos de ação e iniciativas concretas que inauguram desde já a construção de uma nova ambição para a educação.
Um caminho mais justo, inclusivo e preparado para os desafios emergentes.
Esta Chamada para o Futuro é também um convite a imaginar, decidir e agir.