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Beyond Profit Talks

Humanidades e Indústria

Num mundo onde a indústria e o progresso tecnológico frequentemente dominam o cenário empresarial, é essencial integrar valores culturais e humanos que enriqueçam as práticas empresariais. Esta conferência explora como a cultura — seja através do cinema, das artes ou da literatura — pode servir como um motor de inovação e diferenciação no contexto empresarial. A universidade desempenha aqui um papel crucial, não apenas na formação de líderes com uma consciência cultural, mas também na promoção de uma cultura acessível a todos, mesmo àqueles que não têm a oportunidade de frequentar o ensino superior. Discute-se como as empresas e as universidades podem colaborar para garantir que a cultura se torna uma força transformadora, acessível e inclusiva, que influencia positivamente as práticas industriais, tornando-as mais éticas, inovadoras e socialmente responsáveis. Como pode a cultura, promovida tanto dentro como fora da universidade, ser um catalisador para um desenvolvimento empresarial mais humano e sustentável?

Oradores

Isabel Capeloa Gil

Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e presidente da Fundação UCP desde 2016. Em 2018 foi eleita Presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). É Professora Catedrática de Estudos Germanísticos e Culturais na Faculdade de Ciências Humanas da UCP. É membro da direção da European Women Rectors Association (EWORA) e administradora não executiva da Fundação Calouste Gulbenkian. O Papa Francisco nomeou-a para o Conselho Científico da Agência de Acreditação do Ensino Superior da Santa Sé (AVEPRO) e como consultora da Congregação para a Cultura e Educação Católica da Santa Sé. Além disso, Isabel Gil é membro do Conselho Consultivo do Banco Edmond de Rothschild, membro do Conselho de Administração da AmCham (Portugal) e membro do Conselho Europeu de Relações Externas. Foi agraciada com Doutoramentos Honoris Causa pelo Boston College, bem como pela Universidade Católica Australiana e pelo ICP, em Paris. É autora de mais de 140 publicações, que atravessam as áreas da teoria cultural, dos estudos interartes, da cultura visual, da cultura e conflito. Em 2023, foi considerada pela Forbes como uma das mulheres mais influentes na lista de personalidades com mais de 50 anos.

José Teixeira


Empresário de Braga, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, administrador e Presidente do Conselho de Administração de diversas empresas do dstgroup, bem como de outras empresas, ligadas às áreas de engenharia & construção, ambiente, energias renováveis, telecomunicações, real estate e ventures. Orador e moderador convidado em diversas conferências ligadas aos temas do ambiente, das telecomunicações, das energias renováveis, responsabilidade social e cultural e outros. Presidente da Assembleia Geral da AEMINHO – Associação Empresarial do Minho; Presidente da Assembleia Geral da Associação ProChild CoLab Against Poverty and Social Exclusion; Presidente do Conselho Estratégico do IB-S – Institute of Science and Innovation for BioSustainability; Presidente do Comité de Investimento do Minho Inovação e Internacionalização, FCR; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Civil da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho; Membro do Comité de Fundraising da Universidade do Minho, integra a Comissão Consultiva da Universidade do Minho; Membro Externo da Comissão de Autoavaliação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga; Membro do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal das CIM Cávado e do Ave; Membro individual do Conselho Estratégico da Investbraga; Embaixador Empresarial da Cidade de Braga, Business Angel – sbs capital fund.
A cultura assume-se como uma opção estratégica que tem em vista um elevado desempenho económico. Aposta num programa de responsabilidade social que abrange áreas como a cultura, a educação, a saúde, a segurança, o ambiente e o conhecimento, tendo vindo a manter a tónica no mecenato.

Informações Úteis

Data: 10 de dezembro, 19h00

Local: Auditório do Santander | Rua da Mesquita 6 Lisboa

A entrada é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. Inscrições aqui.

 

 

 

 

 

A Educação precisa de inovação?

 

A educação é a base sobre a qual se constrói a inovação e o progresso social. Nesta conferência, discute-se como o dinamismo e a mentalidade de inovação, tão presentes no setor empresarial, podem e devem ser replicados no sistema educativo. A conversa foca-se na importância de uma educação que não só prepara os jovens para os desafios futuros, mas que também incentiva a criatividade e o espírito empreendedor. Explora-se como a colaboração entre o setor privado e o público pode transformar a educação numa verdadeira força motriz para o desenvolvimento social e económico. Como podem as práticas de inovação empresarial ser adaptadas para enriquecer o sistema educativo? E de que forma a educação pode tornar-se um catalisador de inovação que impulsiona o crescimento económico e o progresso social?

Oradores

Cláudia Azevedo

CEO da Sonae desde abril de 2019, onde está  desde 1994, tendo ocupado vários cargos em diferentes áreas de negócios e setores. Iniciou a sua carreira profissional na Sonae com o projeto do cartão de crédito Universo e, em 1998, assumiu a responsabilidade pela unidade de negócios de Consumo e pelo Marketing na Optimus.

Entre 2001 e 2018,  liderou a Sonae Investment Management, uma empresa dedicada à gestão de investimentos em tecnologia da informação para o retalho e telecomunicações. Em 2013, foi nomeada CEO da Sonae Capital, uma empresa cotada em bolsa com um portfólio diversificado de investimentos em energia, imobiliário, turismo, fitness e indústria.

Atualmente, é membro do Conselho de Administração de várias outras empresas, incluindo Efanor, MC, Worten, Zeitreel, Universo, Sonae Sierra, NOS, SonaeCom e Sonae Capital, entre outras. É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, possui um MBA do INSEAD e frequentou diversos cursos de gestão na Harvard University e na Stanford University.

Pedro Cunha

Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa. Foi Diretor-Geral da Educação e Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, conjugando a intervenção da Fundação Gulbenkian nos domínios da Educação e da Saúde. Desempenhou funções como psicólogo em escolas e autarquias. Foi Diretor de Programa na Fundação Aga Khan Portugal, docente no Ensino Superior e Subdiretor-Geral da Educação. Foi perito na União Europeia, a UNICEF e OCDE. É mestre e licenciado em Psicologia Educacional, estando o Doutoramento em curso.

CEO da Sonae desde abril de 2019, onde está  desde 1994, tendo ocupado vários cargos em diferentes áreas de negócios e setores. Iniciou a sua carreira profissional na Sonae com o projeto do cartão de crédito Universo e, em 1998, assumiu a responsabilidade pela unidade de negócios de Consumo e pelo Marketing na Optimus.

Entre 2001 e 2018,  liderou a Sonae Investment Management, uma empresa dedicada à gestão de investimentos em tecnologia da informação para o retalho e telecomunicações. Em 2013, foi nomeada CEO da Sonae Capital, uma empresa cotada em bolsa com um portfólio diversificado de investimentos em energia, imobiliário, turismo, fitness e indústria.

Atualmente, é membro do Conselho de Administração de várias outras empresas, incluindo Efanor, MC, Worten, Zeitreel, Universo, Sonae Sierra, NOS, SonaeCom e Sonae Capital, entre outras. É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, possui um MBA do INSEAD e frequentou diversos cursos de gestão na Harvard University e na Stanford University.

Informações Úteis

Data: 19 de novembro, 13h00

Local: Auditório do Santander | Rua da Mesquita 6 Lisboa

A entrada é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. Inscrições aqui.

 

 

 


O AMOR COMO CRITÉRIO DE GESTÃO

Pode uma cultura organizacional com importantes elementos de caráter afetivo contribuir para o sucesso das empresas? 

Nesta primeira conversa da série Beyond Profit, António Pinto Leite, autor de Amor como critério de gestão, e Catarina Portas, fundadora d’A vida Portuguesa, trazem dois olhares únicos sobre como o amor pode revolucionar a gestão. De um lado, a visão ética e estratégica aplicada à liderança empresarial, e do outro, a valorização do património e das tradições.

Uma conversa invulgar que conta com a moderação de Martim Sousa Tavares.

ORADORES

António Pinto Leite

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem uma vasta experiência como docente, lecionando nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa (Clássica), Universidade Nova e Universidade Católica.

Advogado de profissão, é sócio fundador da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva, desde 1994, onde exerceu as funções de Copresidente do Conselho de Administração e Managing Partner (2004-2012). Foi presidente do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (2019-2022) e da Associação Portuguesa de Arbitragem (2017-2019).
Entre 2011 e 2016, foi membro do Conselho Superior da Magistratura, eleito pela Assembleia da República, e presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Como conferencista, tem intervindo tanto em Portugal como no estrangeiro, abordando temas jurídicos, éticos, políticos e sociais. Ao longo da sua carreira, publicou três livros: “Qual é o mal?” (2002), “O amor como critério de gestão” (2012) e “Não há vidas grátis” (2023). 

Catarina Portas

Nascida em Lisboa em 1969, Catarina Portas tornou-se jornalista em 1989, trabalhando sempre nas áreas de sociedade e cultura n’ O Independente, Marie Claire, Diário de Notícias e mais tarde na RTP e na SIC, como autora e apresentadora de diversos programas de televisão (“Raios e Coriscos”, “Frou-Frou”, “Falatório”, “Onda Curta”, “No Sofá Vermelho”), destacando-se em 2017 o programa da RTP “Fabrico Nacional”, que deu a conhecer o passado, presente e futuro de 16 fábricas portuguesas, que fazem parte da nossa história, conhecidas e reconhecidas por várias gerações.

Como jornalista, recebeu os prémios Gazeta/Revelação e Revelação/Clube Português de Imprensa, em 1990. Na área de comunicação, colaborou com a ModaLisboa e o Instituto das Artes/MC. É autora de dois livros (“Olivais, retrato de um bairro”, “Goa, história de um encontro”) e um documentário (“Bruta Flor do Querer”). Entre 2007 e 2009, assinou a crónica “Feira da Ladra” no Público.

Juntando o prazer da investigação e a iniciativa empresarial,lançou a marca Uma Casa Portuguesa em Dezembro de 2004 e a marca A Vida Portuguesa em Maio de 2007. Em 2009, inaugurou em Lisboa os Quiosques de Refresco. Em Dezembro desse ano, a revista britânica Monocle incluiu-a na sua lista anual das 20 figuras a nível mundial que “merecem um palco maior”.

DEPOZITO, é o projeto mais recente d’A Vida Portuguesa em colaboração com a Portugal Manual, cuja loja abriu em Novembro de 2021, localizada na área de uma antiga fundição onde convivem, lado a lado, produtos de artesanato tradicional com a oferta dos novos artesãos.

 

Informações Úteis

Data: 9 de outubro, 13h00

Local: Auditório do Santander | Rua da Mesquita 6 Lisboa