A Escola 42

A 42 aproveita talento que não se revia no ensino tradicional. É gratuita para os alunos graças a mecenas como a Fundação Santander Portugal.

16/03/2023

Com um método de ensino revolucionário e de enorme sucesso, a 42 nasceu há 10 anos em Paris. Considerada uma das melhores escolas de programação do mundo, está presente em mais de 25 países, incluindo Portugal, e conta com mais de 10.000 alunos. Na escola 42 não há professores. Os alunos aprendem uns com os outros através de projetos práticos. Cada um gere o seu tempo e o seu ritmo de aprendizagem, num processo que estimula a determinação, a autonomia e a resiliência dos participantes.

A 42 é totalmente gratuita para os estudantes devido ao apoio de mecenas como a Fundação Santander Portugal, que está no projeto desde o início.

Pretendemos, com este projeto, apoiar a Educação, reduzir as desigualdades, promover a inclusão e fazer o reskiling da nossa própria equipa de colaboradores. Acreditamos ainda que a 42 se enquadra na nossa missão de Futuro porque estimula a massificação das competências digitais. Ao aproveitar talento que muitas vezes não se revia no sistema de ensino tradicional, a 42 dá novas oportunidades ao talento e colmata as necessidades crescentes das empresas na área digital, que o atual sistema de ensino não conseguirá suprir.

A 42 em Portugal

Em Lisboa desde 2020, a 42 tem um campus de 2.000 m2. O espaço, na Penha de França, era sede de uma antiga gráfica, e dispõe de vários espaços de trabalho, alimentação e lazer, incluindo um terraço com vista de 360º da cidade. No Porto, onde existe desde julho do ano passado, está instalada no Palácio dos Correios, na Avenida dos Aliados.

A 42 Lisboa pretende ter 800 alunos em contínuo e a 42 Porto outros 450 alunos.

Estudar na 42 não requer qualquer tipo de experiência, diploma ou conhecimento em programação. O único requisito é ter pelo menos 17 anos, uma premissa da Escola para não retirar alunos ao ensino obrigatório. De todos os alunos da 42 no mundo, cerca de 60% nunca tinha programado antes, e mesmo assim mais de 80% recebeu uma proposta de trabalho ainda antes de completar o programa.

O processo de seleção começa com 2 testes de lógica na internet, um de 4 minutos e outro de duas horas. Depois, os candidatos vão conhecer a escola fisicamente e têm um bootcamp (as “piscines”) de 26 dias, que é última fase de seleção.