Na Fundação somos ativador e somos parceiro: somos um agregador de recursos e vontades dos mais diversos agentes da sociedade, das instituições educativas às empresas, passando pelas IPSS. Investimos na educação de todas as gerações como via privilegiada para um maior desenvolvimento, mais justo, mais inclusivo e mais sustentável.
134.237
Iniciativa de inclusão e literacia financeira
250
Instituições apoiadas
direta e indiretamente
112.462
Pessoas apoiadas
Projetos em Destaque
TUMO Coimbra
A Fundação Santander é mecenas do primeiro centro TUMO no país.
No TUMO Coimbra, os alunos poderão adquirir competências em oito áreas. Todas unem a tecnologia à criatividade através de um método inovador que lhes permite gerir o próprio ritmo de aprendizagem. Sem professores, o centro funciona de forma presencial, fora do horário escolar e é totalmente gratuito graças a parceiros como a Fundação Santander Portugal. As inscrições estão abertas. Os primeiros jovens começam a aprender no TUMO Coimbra em setembro de 2023.
Projetos em Destaque
Para ajudar os mais novos a compreender conceitos básicos sobre como funciona o dinheiro e a poupança, lançámos o livro “Maria e o Segredo da Poupança”.
Divulgado também em formato e-book, o livro é da autoria de membros do Hub de Lisboa dos Global Shapers – comunidade jovem do Fórum Económico Mundial. Resulta de uma parceria entre os autores, o Grupo Leya e a Fundação Santander Portugal.
Escrito por David Cruz e Silva, Isabel Abreu Lima, Duarte Gouveia, Ricardo Figueiredo e Pedro Rocha e Mello, este livro tem servido de base para os nossos colaboradores divulgarem conceitos simples de literacia financeira a alunos do 1º ciclo.
Família Santander junta famílias ucranianas
Move Together
Numa iniciativa inédita, o Santander em Portugal juntou-se à Paróquia do Campo Grande e
mobilizou-se para ir buscar à Polónia perto de 180 refugiados ucranianos que tinham alguns
laços com Portugal: seja através de familiares ou amigos.
Programas de apoio à Comunidade
Conheça alguns dos projetos em que participamos
Educação para todos
Orquestra Sem Fronteiras – OSF
Orquestra Sem Fronteiras – OSF
Somos parceiros da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) desde a sua formação.
A missão da OSF é fundamentalemtne manter, na zona de fronteira, um programa de música regular de qualidade na área da música clássica. Ao receber músicos portugueses e espanhóis, apoia e fixa o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico.
Em 2022, a Orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu dirigido aos jovens e promovido pelo Parlamento Europeu.
Na corrida ao Prémio estavam 455 candidatos provenientes de todos os Estados-membros da União Europeia.
Contas À Vista
Contas À Vista
O primeiro projeto Contas à Vista, que decorreu no ano letivo 2022/2023, abrangeu mais de 1000 alunos. Por isso, não queremos ficar por aqui: no próximo ano letivo, queremos chegar a 95 turmas e 1900 estudantes.
O Contas à Vista faz parte da estratégia da Fundação Santander Portugal para a Educação, que passa pela área da Literacia Financeira. As turmas englobam alunos do Ensino Secundário, cujas idades vão dos 15 aos 17 anos. O projeto assume assim uma elevada importância na entrada na vida adulta e universitária.
Ao longo do ano letivo transato, foram realizados quatro cursos com destaque para temas como a entrega do IRS, a diferença entre valores líquidos e brutos, o processo de abertura de conta ou a atribuição de crédito à habitação aos alunos, que receberam os nossos voluntários com muito entusiasmo.
Em simultâneo, este ano letivo a Fundação realizou um piloto para testar a implementação do projeto com recurso a voluntários do Banco. Quatro colaboradores aceitaram o desafio de integrar este projeto-piloto, sobre o qual sabiam muito pouco. Um mês depois da primeira edição ter chegado ao fim, mostram-se satisfeitos – e com vontade de repetir a experiência junto de novos Colaboradores.
myMentor
myMentor
O myMentor surge para fazer face à instabilidade do mercado laboral. Através de uma plataforma especializada, este projeto ajuda na procura de emprego, na preparação para o mercado de trabalho, na atualização de competências e na mudança de rumo profissional. Este projeto tem como público alvo desempregados, trabalhadores com trabalho precário e baixas qualificações, jovens e/ou adultos que estejam a ingressar no mercado laboral e quem queira evoluir na sua profissão e/ou rever os seus objetivos profissionais.
A plataforma disponibiliza questionários que permitem fazer uma avaliação de competências profissionais, sistematizando as competências desenvolvidas, as que necessitam de desenvolvimento e explorando possibilidades formativas para adquirir competências em falta. Há também uma área que permite ao utilizador avaliar as suas competências de empreendedorismo.
O myMentor permite aceder a informação atualizada diariamente sobre as profissões com mais ofertas de emprego em Portugal, através da análise e recolha em várias plataformas de emprego online. As oportunidades de emprego estão organizadas por profissão, localidade e data de publicação.
Este site permite ainda aceder à descrição de cerca de 3.000 profissões, com as competências e conhecimentos que lhe são associados, e disponibiliza informação acerca de 10.000 competências e uma base de dados com mais de 10.000 cursos e formações associados a competências. A plataforma indica quais as formações mais apropriadas para as competências necessárias.
A myMentor é uma plataforma totalmente portuguesa, com apoio do Portugal 2020, através dos Programas CRESCAlgarve 2020 e Lisboa 2020, ao abrigo da Iniciativa Portugal Inovação Social.
Criada pela Associação Better Future, conta com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Aceda aqui à plataforma myMentor.
Fonte: Portugal 2020 (com alterações)
Teach For Portugal
Teach For Portugal
“O contexto onde uma criança nasce não deve influenciar as oportunidades que tem ao longo da vida”: é este o lema do Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All. Ao diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, este projeto coloca os alunos num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.
É através de mentores como a Ana Vaz que o propósito do Teach For Portugal se concretiza. Durante dois anos, esta mentora acompanha as crianças da Escola Básica Marquesa da Alorna, ao mesmo tempo que é apoiada pela Fundação Santander Portugal.
Embora ainda seja uma organização pouco conhecida em Portugal, a Teach for Portugal tem-se expandido rapodamente desde a sua fundação em 2019. Atualmente, a organização está presente em várias regiões do país, incluindo Lisboa, Porto e Alentejo. Está a trabalhar com mais de 40 escolas e cerca de 100 professores.
Veja também o nosso video.
A Orquestra Sem Fronteiras
A Orquestra Sem Fronteiras
Somos parceiros da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) na sua missão de manter na zona da Raia um programa musical regular de qualidade na área da música clássica, através de uma orquestra constituída por músicos de ambos os lados da fronteira.
O objetivo é apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Desde o início que estamos com a OSF, que tem Martim Sousa Tavares como maestro e diretor-geral.
Através deste projeto, podemos perceber como é que a OSF se apresenta em dezenas de localidades, sobretudo no interior raiano. É lá que oferece concertos, palestras, ensaios abertos e outras acções de pedagogia e introdução à música às populações locais.
No sentido de aprofundar o seu impacto, a Orquestra Sem Fronteiras desenvolve projectos anuais de música em comunidade, privilegiando a ligação a comunidades, escolas e outras realidades sociais no interior do nosso país.
Por último, a OSF promove valores de cooperação e integração transfronteiriça. É assim que junta, lado a lado, músicos portugueses e espanhóis, numa programação que está representada de ambos os lados da fronteira.
No seu todo, a OSF tem como matriz a criação de oportunidades de participação e fruição cultural. Através da sua atividade, a Orquestra pretende fortalecer o ecossistema social, económico e cultural do nosso país e contribuindo para a diminuição das assimetrias geográficas.
Pelo reconhecimento da importância da sua missão, a OSF tem desde 2019 o estatuto de utilidade pública cultural.
Em 2022, a Orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu para a juventude, promovido pelo Parlamento Europeu. Na corrida ao primeiro lugar estavam outros 454 candidatos de todos os estados-membros da União Europeia.
No mesmo ano, a OSF venceu também o Prémio Carlos Pontes de Leça da Fundação Mirpuri, e obteve uma menção honrosa no Prémio Portugal Justo, da Fundação António Manuel da Mota.
Desde que foi criada, em Março de 2019, a OSF já se apresentou em mais de uma centena de ocasiões. Apoia mais de 250 jovens músicos e chega a vários milhares de pessoas em zonas de baixa densidade populacional.
.
Associação Sara Carreira
Associação Sara Carreira
No âmbito da Educação, com o foco na promoção da igualdade de oportunidades e promoção de talento, somos um dos mecenas da Associação Sara Carreira. A Fundação Santander Portugal apoia as Bolsas da Associação destinadas a jovens entre os 12 e os 21 anos de idade.
Academia TEN
Academia TEN
A Academia TEN tem uma missão inclusiva: procura integrar e trabalhar com crianças e jovens de contextos desfavorecidos através de atividades como o Rugby. Com o apoio da Fundação Santander Portugal, a Academia implementou o projeto Academia TEN Casa Pia, orientado para crianças em contextos vulneráveis e professores/auxiliares.
Academia do Johnson
Academia do Johnson
Somos mecenas da Academia do Johnson, que, tal como nós, acredita na educação como motor do elevador social. Esta academia atua na prevenção da delinquência juvenil na zona da Amadora e trabalha junto de jovens e crianças oriundas de meios familiares e sociais fragilizados. Proporciona a máxima estabilidade e acompanhamento escolar e pessoal, ao mesmo tempo que transmite valores humanistas assentes nos princípios da justiça, equidade, liberdade, solidariedade e autorrealização.
Acompanhamos com especial atenção a Oficina dos Pais. Este projeto procura integrar e aproximar os pais e educadores dos jovens do Bairro do Zambujal das atividades da Academia do Johnson.
Johnson Semedo deixou-nos no final de novembro de 2022, mas a Fundação Santander Portugal compromete-se a fazer com que o seu legado perdure para sempre. Veja através deste link a reportagem feita em parceria com a Cofina sobre o impacto desta Academia.
Junior Achievement Portugal – JAP
Junior Achievement Portugal – JAP
Somos um dos parceiros da Junior Achievement Portugal, que inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras. Este projeto baseia-se em três pilares: cidadania e literacia financeira, educação para o empreendedorismo e competências para a empregabilidade. Os programas são desenvolvidos com o apoio exclusivo de voluntários – entre os quais colaboradores do Santander – e de outras empresas portuguesas.
No ano passado, estiveram em mais de 400 escolas e impactaram mais de 20 000 alunos do 1º ao 12º ano.
Empresários Pela Inclusão Social – EPIS
Empresários Pela Inclusão Social – EPIS
Há 12 anos que estamos comprometidos com o projeto da Associação EPIS. Partilhamos os mesmos valores: reduzir as desigualdades e contribuir para um mundo melhor através da educação. A Fundação Santander Portugal investe no programa de bolsas sociais que apoiam alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário.
Ambiente
Greenfest Portugal
Greenfest Portugal
Apoiamos desde a sua primeira edição o Greenfest Portugal, o maior festival de sustentabilidade do país, que assinala o que de melhor se faz no âmbito da sustentabilidade nas suas vertentes social, económica e ambiental.
O Greenfest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal, conta já com 15 anos de existência. Ao longo deste tempo somámos histórias, ideias, inspiração, inovação e amizades. Reunimos alguns dos melhores momentos desta caminhada que temos feito juntos para a construção de uma casa, um país e um planeta mais sustentáveis. Nesta edição do Greenfest Carcavelos, podes juntar-te a nós presencialmente assistindo e participando nas diversas atividades que teremos a acontecer exclusivamente na Nova SBE. Também podes acompanhar o Greenfest Carcavelos acedendo a conteúdos exclusivos do Palco Digital e assistir às sessões do Palco Fundação Santander!
Nos 15 anos do Maior Festival de Sustentabilidade do País, festejamos mais um ano o Greenfest Carcavelos na Universidade Nova SBE já nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro!
O Greenfest é este ano ainda mais PLURAL, INTERGERACIONAL E DINÂMICO, investindo num programa para diferentes e variados públicos-alvo potenciando experiências transformadoras.
Reinventámo-nos, e, todos os eventos serão em formato híbrido (presencial & Online), o que permite acompanhares o nosso festival em ambos os formatos.”
Plantação de árvores
Plantação de árvores
O Santander Portugal tem o ambiente como uma das suas principais prioridades. Ao longo dos anos, temos vindo a implementar várias medidas nesse sentido, como, por exemplo, as iniciativas de reflorestação. Exemplo disso foi a plantação de 2.000 árvores no Pinhal de Leiria, com a participação de voluntários do Banco. Noutra ocasião, desenvolvemos uma iniciativa para substituir as árvores de Natal artificiais dos Balcões e dos Serviços Centrais por pequenas árvores naturais, que serão plantadas depois da época festiva.